Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BUÉ LIVROS

Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

BUÉ LIVROS

Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

18.Out.11

O ALQUIMISTA

Autor: Paulo Coelho

Editora: Pergaminho

 

  

 

Relação do título com a obra

 

    O livro que eu li foi O Alquimista, escrito por Paulo Coelho.

    Quando comecei a ler o meu livro, o conteúdo deste parecia não estar relacionado com o título. O livro falava de um jovem que viajava com as suas ovelhas por muitos sítios. Certo dia, apareceu um senhor já de alguma idade que meteu conversa com o rapaz e lhe deu duas pedras para poder encontrar o tesouro que aparecia no seu sonho.

    Depois de ter lido mais, é que a história começou a relacionar-se com o título.

    Quando o rapaz já no deserto lutava pelo seu sonho, encontrou um inglês que procurava um Alquimista.

    Fiquei a entender que os Alquimistas eram pessoas sábias que estudavam e transformavam o ouro, ou seja, estudam a alquimia, tal como mostra Paulo Coelho no livro com a frase “ Mas os Alquimistas eram pessoas estranhas, que só pensavam neles mesmos, e quase sempre recusavam ajuda.”.

    Depois de ter encontrado o Alquimista, o rapaz lutou pelo seu sonho juntamente com ele. O rapaz teve a ajuda dele para tudo o que precisou pelo caminho.

    Uma vez, dois guardas mandaram -nos parar no meio do deserto e revistaram-nos. O Alquimista trazia consigo um saco onde tinha a Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida. Quem bebe-se do Elixir nunca ficaria doente e a Pedra transformava metal em ouro.

    Passado algum tempo, o Alquimista abandonou o rapaz, este continuou o seu caminho até descobrir um cofre cheio de ouro, sendo assim a sua lenda pessoal. Quando encontrou o tesouro lembrou-se do que o Alquimista lhe tinha dito: “ Realmente a vida é generosa para quem vive a sua lenda pessoal”.

 0

Paulo Coelho

 Nasceu no Rio de Janeiro, a 24 de Agosto de 1947. É escritor, filósofo, produtor musical e letrista brasileiro.

Publicou muitas obras tais como “ O Alquimista” em 1988, “ O Monte Cinco” em 1996, “O vencedor está só” em 2008 e o mais recente “ O Aleph” em Agosto de 2010.

Também já ganhou muitos prémios como o “ Mensageiro da Paz” atribuído pela ONU em 2007,

“I Premio Álava en el Corazón” na Espanha em 2006 e o “Wilbur Award” nos Estados Umidos em 2006.

Actualmente é o líder de vendas no país.

Daniela Mendes 10ºA Nº8