Este blog pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos da nossa escola (AE M. Douro). Estes trabalhos foram realizados no âmbito de projectos de leitura, na disciplina de Língua Portuguesa. Esperamos despertar o vosso interesse!

02
Fev 17

Fada oriana.jpg

 

Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen

Editora: Figuerinhas

Nº de páginas: 82

Assunto: Este livro fala-nos de uma fada chamada Oriana que, por ter mentido à rainha das Fadas, ficou sem asas e sem a varinha de condão e ainda teve de cuidar da floresta.

Impressões de leitura: Gostei muito do livro, porque gosto de fadas, e também porque a Oriana, durante a história, ajuda uma velha, o que é um bom exemplo para as crianças.

Íris Pires, 5ºA Sendim

novembro 2016

 

Impressões de leitura: Eu gostei muito de ler este livro. É muito interessante, porque nunca se sabe o que vai acontecer. O leitor quer sempre ler mais e mais e não se cansa. Adorei! Aconselho!

Ana Sofia Martins, 5ºA Sendim

novembro 2016

 

Impressões de leitura: A minha parte favorita foi aquela em que a rainha das fadas parou Oriana e a velha no ar e devolveu as asas e a varinha de condão a Oriana. Se tivesse de aconselhar este livro a um amigo, dir-lhe-ia: "Eu li este livro nas aulas de Português. É muito divertido e desperta muitas emoções! Vai requisitá-lo!".

Mariana Nobre, 5ºA 

janeiro2016

 

Sinopse: Era uma vez uma fada chamada Oriana. Oriana era uma fada muito bonita e bondosa, que gostava de ajudar todas as pessoas da floresta, os animais e as plantas. Ela ajudava-os a todos porque um dia prometeu à rainha das Fadas proteger a floresta e tudo o que ali vivia. Assim, todos os dias ajudava uma velha a transportar lenha para vender na cidade, limpava a casa do moleiro, fazia aparecer o que faltava na casa do lenhador e e inspirava o poeta para que ele escrevesse novos poemas.

Um dia, Oriana passou pelo rio, viu um peixe que estava a afogar-se e Oriana salvou-o. Desde esse dia, começou a visitar o peixe, habitualmente, todos os dias e, pouco a pouco, Oriana foi-se esquecendo das suas responsabilidades como fada da floresta.

Quando a Rainha das Fadas viu o que acontecera, tirou as asas e a varinha de condão a Oriana. Oriana chorou, e chorou, e pediu que lhe devolvese as asas e a varinha de condão, mas a Rainha das Fadas disse-lhe que só lhe devolveria as asas e a varinha quando deixasse de pensar em si mesma e pensasse nos outros. Então, Oriana decidiu ver o mal que tinha feito à floresta, quando viu encaminhar-se para um abismo uma velha. Esta saltou para o abismo, mas Oriana conseguiu apanhá-la pelos pés. A rainha das Fadas, ao ver o sucedido, devolveu as asas e a varinha de condão a Oriana. A partir desse dia, Oriana voltou a cuidar da floresta.

Impressões de leitura: Eu gostei muito desta história pelos seus ensinamentos: ensina-nos que nunca nos devemos esquecer das nossas responsabilidades nem das nossas promessas.

Patrícia Igreja, 5ºA 

 

publicado por buelivros às 13:59

Fevereiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO