O Alienista, Machado de Assis
Autor: Machado de Assis
Editora: Porto Editora
Data de publicação: 2014
Modo literário: Narrativo
Número de páginas: 108
Assunto/Sinopse
Dr. Simão Bacamarte, médico e homem da ciência, decide enveredar pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e os seus graus, classificando-os. Para aprofundar os seus estudos, o cientista regressa a Itaguí e convence os seus habitantes a fundar um hospício, a Casa Verde. Depressa a instituição fica repleta de loucos e lunáticos de todos os tipos, até existirem mais loucos do que sãos na sociedade.
Apreciação crítica/Impressões de leitura
Esta é uma história escrita numa época em que a ciência e aqueles que a dominavam não deviam ser questionados, numa época em que tudo o que estava relacionado com a ciência era benéfico e contribuía para o desenvolvimento da humanidade.
Este conto de Machado de Assis, publicado em 1881, tem como assunto principal a loucura e critica principalmente a ciência da época, mas também o egoísmo, a injustiça e o orgulho exagerado. Uma narrativa curta, recheada de sarcasmo e ironia, humor e comicidade, de que são exemplo as razões pelas quais Simão Bacamarte interna os habitantes, chegando a internar a própria mulher por esta ficar indecisa sobre qual vestido usar. É uma obra com um final surpreendente em que nos questionamos: mas quem, afinal, eram os loucos?
Oceana Fernandes, 9A - S