Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

05
Jan 18

O meu pé de laranja lima.jpg

 

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Editora: DinaPresse

Data de Publicação: 2008

Modo literário: Narrativo

Género literário: Romance juvenil

 

Assunto/Sinopse

Esta é a história de Zezé, um menino de 5 anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente de afeto que não encontra junto do seu pai ou da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas onde só lhe dá para inventar travessuras. Zezé acaba por usar o mundo da imaginação, tornando-se confidente de um pé de laranlja lima ao qual revela os seus sonhos e desejos. 

Apreciação crítica/Impressões de leitura

Gostei bastante deste livro porque, ao ser narrado na perspetiva de Zezé, os factos são escritos com a simplicidade e inocência de uma criança de 5 anos (que insiste em dizer que tem 6, pois só assim lhe é permitido frequentar a escola). O que torna este livro emotivo é o facto de, sendo o Zezé uma criança traquina, endiabrada (como ele próprio se caracteriza), a família recorre várias vezes à violência para o  castigar, provocando uma grande indignação no leitor. Esta obra realça também a importância da solidariedade e do carinho. Mesmo sendo pobre, Zezé preocupa-se com aqueles que economicamente se encontram pior do que ele, e também com o seu irmão mas novo, Luís, ensinando-lhe algumas coisas acerca do mundo, tentando sempre protegê-lo dos males da sociedade. Foram estes momentos de simpatia e o comportamento da sua família que aumentaram o meu apreço e dó pelo Zezé que, por ser uma criança inteligente e incompreendida pela família, sofre violência , o que apenas aumentava o sentimento de ódio e vingança no seu pensamento.

Na tentativa de fugir à triste realidade, Zezé rende-se a sua imaginação, tornando-se  confidente de um pé de laranja lima, ao qual ele dá o nome de Minguinho (ou Chururuca) e revela os seus sonhos e as suas preocupações.

Zezé também se torna amigo do Portuga, um português que ele conhece nas ruas e depressa se torna o seu melhor amigo, a pessoa de que ele mais gosta no mundo.

É uma leitura simples, cativante e emotiva, que eu recomendo vivamente para todas as idades!

 

Data de leitura: dezembro de 2017

Oceana Fernandes,  9A - S      

publicado por buelivros às 18:18

Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO