O rapaz que seguiu o pai para Auschwitz
Autor: Jeremy Dronfield
Título: O rapaz que seguiu o pai para Auschwitz
Editora: Planeta
Data de publicação: 2019
Número de páginas: 412
Assunto/Sinopse: As personagens principais desta história são pai e filho, Gustav e Fritz, respetivamente.
Quando a força alemã entra em Áustria, a família de Fritz é separada. Fritz e o pai são enviados para o campo de concentração de Buchenwald. Sofrem torturas, agressões, fome..., mas juntos vão superando todas as provocações. Quando Gustav é enviado para Auschwitz, Fritz decide não o abandonar. Ser enviado para Auschwitz é como ter uma sentença de morte, mas Fritz não teme esse destino, desde que ele e o pai se mantenham juntos.
Apreciação crítica/Impressões de leitura
Eu gostei muito deste livro e aconselho a sua leitura porque, apesar de ser um livro sobre o holocausto que conta os horrores vividos pelos judeus nas mãos nazis, é também uma história que mostra o lado bom do ser humano. O amor entre o pai e o filho vai ser uma arma poderosa para sobreviver.
Para além disso, o holocausto é uma época sombria da história da humanidade que eu acho que não deve ser esquecida pelas novas gerações. Conhecer o passado é importante para não se cometerem os mesmos erros no futuro.
Passagem preferida: "Gustav olhou à volta, fitou o céu e inalou o ar com cheiro a cedro. O simples aorma trouxe-lhe felicidade. Era o cheiro da liberdade."
Data: novembro 2019
Beatriz Raimundo, 7A