Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BUÉ LIVROS

Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

BUÉ LIVROS

Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

05.Jan.18

O Velho e o Mar, Ernest Hemingway

o velho e o mar.jpg

 

Autor: Ernest Hemingway

Modo literário: Narrativo

Género literário: Ficção

 

 Assunto/Sinopse

Santiago, um velho pescador cubano, está há quase 3 meses sem conseguir pescar um único peixe. Até que o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar na corrente do Golfo e obriga a uma luta agonizante de 3 dias que o velho Santiago acabará por vencer para logo se ver derrotado.

Apreciação crítica/Impressões de leitura

Este livro relata a aventura de Santiago que no octagésimo quinto dia sem pescar absolutamente nada decide explorar uma nova área do mar. Completamente sozinho, visto que Santiago perdeu o seu ajudante e amigo, devido ao fracasso do velho, este entra numa luta contra um enorme peixe que mordeu o seu isco, O pescador sabe que precisa de ser corajoso para enfrentar os seus adversários: não só o peixe, como também o sol, o mar, a solidão, a fome e a dor que se manifesta regularmente devido à sua avançada idade. O livro realça também a relação de Santiago com a Natureza, demonstrando a sua enorme sensibilidade para com os animais. Apesar de se tratar de um questão de sobrevivência, o pescador lamenta várias vezes que tenha de matar o espadarte, chegando a chamá-lo de irmão.

Gostei bastante deste livro, pois, com uma linguagem simples, demonstra a constante luta entre o homem e a Natureza, destacando não só a importância da coragem e persistência, como também o respeito pela Natureza.

 

Data de leitura: dezembro de 2017

Oceana Fernandes,  9A - S     

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.