Este blogue pretende dar a conhecer “leituras” realizadas por alunos do AEMD. Está associado ao projeto "Cartão de Fidelidade" da Biblioteca Escolar que atribui pontos por cada opinião sobre livros lidos.

09
Fev 19

rainha vermelha.jpg

Título: Rainha Vermelha

Autor: Victoria Aveyard

Editora: Saída de emergência

Ano da 1ª edição: 2015

Género: Ficção jivenil , literatura fantástica      

Sinopse: A "Rainha Vermelha" é o primeiro de uma coleção de quatro livros (Rainha Vermelha, Espada de Vidro, A jaula do rei, Tempestade de Guerra) escrita por Victoria Aveyard.

A "Rainha Vermelha" passa-se numa nova era onde a sociedade está dividida pelo sangue: os de sangue vermelho e os de sangue prateado. 

Os de sangue vermelho são pessoas que nascem destinadas a pertencer à plebe, e que trabalham como ajudantes, criados, soldados, e que podem ser mortos sem qualquer prejuízo. Os de sangue prateado, a elite da sociedade, são os ricos, os que mandam, os que detêm poderes mágicos, são os deuses que controlam a nova era. Mas os deuses deixaram de ser amáveis e passaram a ser mortíferos.

Aos dezoito anos, todos os "vermelhos" que não têm ocupação são levados para a guerra, uma guerra que dura há mais de cem anos, entre os lakelanders, habitantes do reino de Lakeland, e os habitantes do reino de Norta, por causa da disputa da terra fértil e dos rios situados na fronteira entre os dois reinos.

No livro, Mare Barrow, uma "vermelha" de 17 anos, sem emprego, está mentalizada que irá para a guerra, e descobre que o seu melhor amigo, Kilorn, está a uma semana de ser recrutado. Contudo, ela tenta fazer tudo para que isso não aconteça. Para isso, vai falar com o seu amigo Will que a põe em contacto com Farley, a capitã da Guarda Escarlate, um grupo rebelde que luta pela igualdade entre "vermelhos" e "prateados". Farley aceita ajudá-la mas pede-lhe em troca uma quantia exorbitante. Mas Mare não desiste e decide ir com a sua irmã Gisa a um mercado de "prateados" onde tenta roubar o que pode. Numa taberna, onde tenta roubar o maior número de bêbedos, conhece Cal que a impede de continuar a roubar e a obriga a voltar à aldeia. Durante o caminho, Mare fala-lhe dos seus problemas. 

No dia  seguinte, Mare á convocada para trabalhar no palácio real onde está a decorrer a "Prova da Rainha". Nesta prova, as "prateadas" das grandes famílias mostram as suas habilidades e os seus poderes: a mais poderosa casará com o príncipe herdeiro, Tiberias Calore VII.

Durante a última apresentação, um imprevisto faz com que Mare descubra, perante o rei, os príncipes e os nobres, que tem um poder somente acessível aos "prateados". O rei não fica indiferente à miúda relâmpago de uniforme vermelho e decide escondê-la, para a apresentar depois como uma "prateada" há muito tempo perdida que desposará um dos seus dois filhos.

Mare descobre assim um novo mundo, que até então parecia perfeito, mas que poderá ser mortal para ela e para os seus.

Escolherá ela o poder, o amor, ambos?...

Booktrailler:

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipa Cangueiro, 9ºA-S

Data de leitura: dezembro 2018

publicado por buelivros às 15:50

Fevereiro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO